Passar para o conteúdo principal

Cofinanciamento

Miranda do Douro

Miranda do Douro situa-se na fronteira entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Castela e Leão, localizada nas arribas do Douro e banhada também pelo rio Fresno.

A fundação da vila data de 18 de Dezembro de 1286, aquando do Tratado de Alcanices, celebrado entre D. Dinis, rei de Portugal, e Fernando IV, de Leão e Castela. Dois séculos depois é elevada a cidade, em 10 de Julho de 1545, com D. João III. Passa a ser a primeira diocese de Trás-os-Montes (por bula do Papa Paulo III de 22 de Maio de 1545) e capital de Trás-os-Montes. Mas em 1764 D. Frei Aleixo Miranda Henriques (23º bispo) deixa Miranda, preferindo Bragança, que passa a ser a sede episcopal definitiva e única a partir de 1680.

Com a construção das barragens de Picote e Miranda, no século XX, a região desenvolve-se e a cidade emerge como um ponto comercial, que ainda hoje se mantém. Muitos são os espanhóis que atravessam frequentemente a fronteira em busca dos têxteis, calçado, ourivesaria e gastronomia mirandeses. Colchas feitas nos teares tradicionais, tecidos de Saragoça e Buréis, bordados, gaitas de foles, flautas, castanholas e rocas são alguns dos produtos artesanais característicos da região e com admiradores em todo o país.

Detentor de um vasto património cultural e arquitetónico, o conselho de Miranda do Douro é conhecido pelo mirandês, segunda língua oficial do país que tem suscitado a curiosidade de muitos e com mais adeptos de dia para dia.

Presidente: Artur Nunes
População: 7462 habitantes (Censos 2011 INE)
Área Geográfica: 484,08 km2

Câmara Municipal de Miranda do Douro
Largo D. João III
5210-190 Miranda do Douro
Telefone: 273 430 020